Coordenadoria de Vestibulares e Concursos PUC-SP O VESTIBULAR DA PUC-SP: um projeto institucional
Uma das ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que tem grande visibilidade social é o vestibular. É o momento em que a Instituição avalia a sua imagem, o seu trabalho e o reconhecimento da sociedade e, por isso, ele tem de ser e é um projeto aprovado institucionalmente.
Para o estudante, também é um momento de exposição. Considerando que a maioria dos inscritos em nosso vestibular, ainda não completou 18 anos, podemos afirmar que este é o primeiro contato com outra realidade escolar, outra estrutura organizacional e, principalmente, é chegada a hora da decisão de uma carreira profissional. Tudo isso marcado pela sensação de que o futuro chegou. Ser aprovado em um vestibular como o nosso passa ser um desafio pessoal, muito valorizado socialmente.
Essa situação fica evidente quando percebemos a importância que a presença da famÃlia tem nesse rito de passagem. Os 20.000 inscritos, todos os anos, em nossa Instituição, representam, na verdade, 20.000 famÃlias que acompanham os passos dos filhos - e os nossos também.
Alguns pais e avós que já foram nossos alunos (e são muitos) querem manter a tradição; outros preferem que o filho inicie sua trajetória universitária conosco, porque não puderam fazê-lo na mesma idade. Assim, quando abrimos as inscrições para o vestibular, junto com os candidatos, chegam expectativas, sonhos, valores e decisões de milhares de pessoas.
Atender a esse público é um dos nossos desafios e, para fazermos isso trabalhamos com princÃpios norteadores. O primeiro deles é o da publicação das normas que orientam todas as etapas do processo, demonstrando publicamente que todos serão submetidos à s mesmas regras. Esses mesmos princÃpios são homologados institucionalmente, em consonância com diretrizes do Ministério de Educação e Cultura - MEC, e estabelecem o número de vagas, a duração dos cursos, o endereço dos campi, o calendário do processo e, a partir dessas orientações, construÃmos um manual para o vestibulando.
Outro princÃpio que norteia as nossas ações é o da formação geral. Isso significa que o conteúdo exigido na prova, tanto para as questões objetivas quanto para as dissertativas, é o mesmo que é ministrado no ensino médio, público ou particular, independente da carreira e/ou da Instituição escolhida. Esse é o sentido do que chamamos de Vestibular Unificado. As provas dissertativas são elaboradas e corrigidas a partir de um tema gerador e para isso agrupamos áreas afins: História e Geografia, Matemática e FÃsica, QuÃmica e Biologia além da Redação, para que juntas abordem o tema relacionando conceitos básicos comuns a elas. Esse projeto tem contribuÃdo para a visibilidade da Instituição e a nossa prova é analisada em escolas e cursinhos e considerada uma proposta inovadora.
A lisura do processo é outro parâmetro que reforça a credibilidade do vestibular da PUC-SP. Isso significa garantir que todos terão as mesmas condições no momento da inscrição, da realização da prova e da divulgação dos resultados. A transparência na divulgação da classificação geral, acrescido da emissão do boletim de desempenho individual, tudo isso possibilita ao candidato (e à s famÃlias) a percepção real de suas chances de vir a ser chamado para sua primeira ou segunda opção de curso e vagas remanescentes.
Garantir que todos terão as mesmas condições, significa, também, trabalhar com as diferenças e para isso temos que proporcionar aos portadores de necessidades especiais a possiblidade de realizar a mesma prova, no mesmo dia. Este é um trabalho mais especializado e requer confecção de provas em braile, provas ampliadas, locais apropriados para candidatos com sÃndrome do pânico, disléxicos, salas individuais e/ou com computadores e fiscais preparados para ler provas e conversar na linguagem dos sinais – LIBRAS, entre outros cuidados. Todos os anos, disponibilizamos um prédio adaptado especialmente para atender a esse público. Cada caso deve ser devidamente fundamentado por laudos médicos e amparado pela legislação vigente, o que garante a isonomia de todo o processo.
Como destaque final, se quisermos manter a credibilidade do nosso vestibular, em todas as etapas, e fazer com que ele represente a PUC-SP, interna e externamente, isso significa repensar e aperfeiçoar o seu modelo, de tempos em tempos, mantendo-o em sintonia com a realidade social, com as novas propostas implantadas no Ensino Médio e as diretrizes do MEC.
Ana Maria Domingues Zilocchi: professora associada do Departamento de Arte da PUC-SP e Coordenadora Geral da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos.
<< voltar |
|